ProcedimentoAtualizando preço de custo do item com despesas de importação (empresas de estoque permanente) Encontrar este documento na estrutura de navegação

 

Para atualizar o preço de custo de um item, o que é necessário no cálculo da avaliação de estoque, lucro bruto ou qualquer outro cálculo relacionado ao estoque, utilize um documento de despesas de importação. Nesse documento, você registra os custos incorridos na importação de mercadorias e os distribui entre as mercadorias individuais de acordo com fatores predeterminados, por exemplo, quantidade, peso ou volume. Só é possível utilizar esse procedimento quando a empresa executa um estoque permanente. Se a empresa não executa estoque permanente, consulte Atualizando preço de custo do item com despesas de importação (empresas de estoque permanente).

Você pode basear um documento de despesas de importação em recebimentos de mercadorias não pagos ou parcialmente pagos e em outro documento de despesas de importação. Por exemplo, você pode atualizar os valores de despesas de importação no sistema contábil para seguro a receber ou envio de notas fiscais. Outro exemplo são documentos que suportam estimativas de despesas de importação feitas em determinados países, como o Canadá.

Além disso, é possível ligar um recebimento de mercadoria a vários documentos de despesas de importação.

Pré-requisitos

Você criou um documento de recebimento de mercadorias para seu fornecedor estrangeiro.

Procedimento

  1. No Menu principal do SAP Business One, selecione   Compras –C/P   Despesas de importação  .

  2. Na janela Despesas de importação, selecione o fornecedor de quem você adquiriu os itens.

  3. Se a moeda do fornecedor for diferente da sua, especifique uma taxa de câmbio e selecione a moeda para o documento de despesas de importação.

  4. Selecione Copiar de para basear o documento de despesas de importação em um recebimento de mercadorias ou outro documento de despesas de importação.

    Todas as linhas do item são copiadas no documento. Se o documento de despesas de importação for baseado em um recebimento de mercadorias, você poderá eliminar algumas linhas, se necessário.

    Nota Nota

    Se você quiser basear o documento de despesas de importação em vários recebimentos de mercadorias, repita esta etapa conforme necessário.

    Fim da nota
  5. Na ficha Custos, especifique os seguintes dados para o tipo de despesas de importação relevantes e recalcule os valores de despesas de importação para as mercadorias:

    Alocação por

    Método de alocação definido na janela Despesas de importação – Definição para cada despesa de importação.

    Valor

    Valor dos gastos a ser distribuído entre as linhas.

    Quando o documento de despesas de importação é baseado em outro documento de despesas de importação, esse campo representa o valor final da nota fiscal. Ou seja, a diferença entre o valor base e o valor final é calculada e lançada.

    Incluir taxas alfandegárias

    Especifique se as despesas de importação associadas são permitidas para cálculo e devem ser incluídas no cálculo de taxas alfandegárias reais e alocação.

    Exemplo Exemplo

    Em algumas circunstâncias, quando uma empresa calcula taxas alfandegárias de transporte, não precisa pagar o total da taxa incorrida no transporte, por exemplo, uma empresa na União Européia (UE) que importa mercadoria da Ásia. O ponto inicial de transporte das mercadorias (ponto da primeira remessa) é fora da UE, portanto a empresa deve pagar as taxas alfandegárias sobre a parte que não pertence à UE, mas não está sujeita a pagar as taxas sobre a proporção do transporte ocorrido dentro da UE. Em outras palavras, é permitido incluir uma parte dos custos de transporte no cálculo das taxas alfandegárias, enquanto a outra parte é isenta.

    Entretanto, todos os custos de transporte, incluídos ou não nas taxas alfandegárias, são alocados no valor do estoque.

    Fim do exemplo

    Se qualquer parte dos custos não for permitida, recomendamos dividi-los nas partes permitida e não permitida ao registrar a nota fiscal de entrada de serviço, por exemplo, na fatura de despesas de importação.

    Se você marcar o campo de seleção Incluir taxas alfandegária, os custos reais e projetados serão calculados de acordo com a fórmula abaixo. Observe que as taxas alfandegárias fixas são definidas no campo Grupo alfandegário, na ficha Dados de compra do cadastro de item.

    • As taxas alfandegárias reais/previstas = (FOB + incluído para despesas de importação) x % de taxas alfandegárias fixas

    O sistema pergunta se você quer aceitar o valor recém-calculado das taxas e distribuí-lo de acordo com a seleção feita. Se você selecionar Sim, o valor da taxas alfandegárias projetadas e reais será atualizado com o número recalculado, e o valor das taxas por item será recalculado. Se você selecionar Não, terá de atualizar o valor real das taxas e distribuí-lo no nível do item da linha manualmente. Se o valor real das taxas for diferente do valor calculado pelo SAP Business One, poderá ser necessário selecionar Não. Esse pode ser o caso quando as autoridades de taxas ou receitas alfandegárias avaliam o valor das taxas alfandegárias ou imposto aduaneiro diferentemente.

    Fator

    Porcentagem de cada despesa de importação do total dos custos FOB do transporte. Este fator pode ajudá-lo a determinar a eficiência do transporte, comparando com outros transportes ou com determinados padrões.

    Novas despesas de importação

    Abre a janela Despesas de importação - Definição. Se necessário, utilize esta janela para definir despesas de importação adicionais, enquanto você processa o documento.

  6. Na área de rodapé da ficha Itens especifique as taxas aduaneiras reais, se necessário.

    Se as taxas aduaneiras reais forem diferentes das taxas projetadas, você poderá optar por distribuir a diferença proporcionalmente entre as linhas do item ou usar um método de distribuição diferente. Para distribuir a diferença proporcionalmente selecione Sim ao responder a mensagem do sistema que aparece. Para usar um método de distribuição diferente, selecione Não e divida a diferença manualmente.

    Nota Nota

    Para que as taxas aduaneira não afetem o valor do estoque, desmarque o campo de seleção Taxas aduaneira afetam estoque.

    Fim da nota
  7. Selecione o botão Inserir.

    O SAP Business One insere o documento de despesas de importação e cria a entrada de lançamento relacionada. Se o documento de despesas de importação for baseado em outro documento do mesmo tipo, o valor lançado será somente um delta.

    O recebimento de mercadorias é fechado para mais alocações de despesas de importação.

    Nota Nota

    Se for necessário alocar despesas de importação adicionais a um recebimento de mercadorias, abra o recebimento de mercadorias e, na barra de menu, selecione   Dados   Avançado   Abrir para despesas de importação  .

    Fim da nota

    Nota Nota

    Se você quiser utilizar um documento de despesas de importação de vários fornecedores (por exemplo, compras de consolidação na qual um único contêiner é usado para mercadorias de vários fornecedores para diminuir os custos de importação), repita as etapas de 2 a 4 antes de inserir o documento.

    Fim da nota