Documentação de funçãoNota fiscal de entrada Encontrar este documento na estrutura de navegação

 

A nota fiscal de entrada é uma solicitação de pagamento. A mesma também registra o custo na demonstração de resultados.

Para acessar a janela, selecione   Compras - C/P   Nota fiscal de entrada  .

Você pode criar uma nota fiscal de entrada a partir de vários pedidos de compra e recebimentos de mercadorias. Você não pode modificá-la, uma vez que é o documento contábil legal que gera as entradas no Razão.

Quando você recebe uma nota fiscal de entrada, o SAP Business One lança as contas relacionadas para o fornecedor no sistema contábil. Se nenhuma entrega para um pedido de compra tiver sido efetuada antes da emissão da nota fiscal de entrada e se você estiver efetuando a compra de itens administrados em depósito, os estoques são aumentados quando você lança a nota fiscal.

O SAP Business One permite a você criar uma nota fiscal de entrada de valor zero, quando você recebe itens gratuitos, por exemplo, itens que fazem parte de uma promoção ou que estão abrangidos por um contrato de serviço.

É relevante apenas em algumas localizações:

Se sua empresa não administrar um sistema de estoque permanente, a nota fiscal de entrada é lançada para a conta de despesas apropriada: nacional, estrangeira ou UE.

Exemplo Exemplo

Se a empresa for dinamarquesa e o CNPJ/CPF do parceiro de negócios também for dinamarquês, a nota fiscal é nacional, de forma que o sistema lança a nota fiscal na conta de despesas nacional. Se o CNPJ/CPF não começar com DK (ou se estiver vazio) e o país do endereço da fatura do parceiro de negócios for um país da União Européia, o sistema lança a fatura na conta de despesas UE. Se o CNPJ/CPF não começar com DK (ou se estiver vazio) e o endereço da fatura não for de um país da União Européia, o sistema lança a fatura na conta de despesas Não UE.

Fim do exemplo
Informação específica de país para a Itália

Quando você cria uma nota fiscal com um valor zero, tenha em consideração que tem de cobrar IVA em bonificações em mercadorias e que o cliente tem que pagar o IVA.