Início de área de conteúdo

Documentação de objeto Determinação da conta do Razão: separador Inventário Localizar documento na árvore de navegação

Definição

A tabela seguinte descreve os campos que aparecem no separador Inventário da janela Determinação da conta do Razão.

Para aceder a esta janela, no Menu principal, seleccione Administração ® Configuração ® Finanças ® Determinação da conta do Razão ® separador Inventário.

Determinação da conta do Razão: separador Inventário

Campo

Descrição/Actividade

Conta de Inventário

Reflecte o valor final do inventário e é registada em todas as transacções de inventário em SAP Business One.

Conta de custo de mercadoria vendida

Defina a conta do Razão a utilizar quando são criadas transacções de mercadoria vendida.

Conta de atribuição

Esta conta de compensação é utilizada como conta de contrapartida para a conta de stock em ordens de compra de entrada de mercadorias e em notas de crédito de contas a pagar. O saldo desta conta do Razão reflecte o montante total de ordens de compra de entrada de mercadorias e devoluções de mercadoria em aberto.

Conta de diferenças

Esta conta do Razão só é utilizada num sistema de inventário por preço standard. Em determinados cenários, se existirem diferenças entre o preço standard e o preço real no documento de compras, essas diferenças serão registadas na conta de diferenças.

Conta de diferença de preço

Utilizada apenas em transacções de compras. As diferenças de preços entre o documento de base e o documento de destino são registadas nesta conta em determinados cenários.

Conta de ajuste de inventário negativo

Esta conta só é utilizada se a quantidade de inventário for negativa no momento do lançamento em inventário e se o preço do documento for diferente do preço médio móvel ou do preço FIFO (esta conta não é relevante para o método de avaliação pelo preço standard). Nestes casos, os preços médio móvel ou FIFO são mantidos inalterados e as diferenças entre estes preços e os valores de inventário como resultado da adição do novo documento, são lançadas nesta conta.

Atenção

De um ponto de vista contabilístico, não é recomendável utilizar inventário negativo. No entanto, para utilizar inventário negativo, desmarque o campo Bloquear inventário negativo (em Administração ® Inicialização do sistema ® Definições de documento ® separador Geral).

Compensação de inventário – conta de diminuição, Compensação de inventário – conta de aumento

Estas contas são utilizadas como contas de compensação quando o valor do stock aumenta ou diminui devido à criação de um documento de revalorização de material.

Conta de devoluções de vendas

Defina a conta do Razão a utilizar quando se cria uma transacção para uma devolução de mercadoria.

Conta de compras

A conta do Razão seleccionada aqui será registada no lançamento no diário juntamente com o mesmo montante que é registado para a conta de stock, quando se cria uma factura de contas a pagar ou uma ordem de compra de entrada de mercadorias.

Conta de devoluções de compras

A conta do Razão seleccionada aqui será registada no lançamento no diário juntamente com o mesmo montante que é registado para a conta de stock, quando se cria uma devolução de mercadoria ou uma nota de crédito de contas a pagar.

Conta de contrapartida de compras

A conta do Razão seleccionada aqui é utilizada para compensação da conta de compras ou da conta de devoluções de compras, actualizando assim os lançamentos no diário criados por documentos de compras compensados.

Conta de diferenças das taxas de câmbio

Utilizada apenas em transacções de compras. Em determinados cenários, ocorre uma diferença na moeda local quando se cria um documento de destino baseado num documento de base onde o preço do artigo está em moeda estrangeira e o documento de destino está ligado a uma taxa de câmbio diferente.

Conta de compensação de mercadorias

Conta de contrapartida para os custos de atribuição utilizada quando se encerra ordens de compra de entrada de mercadorias ou devoluções de mercadoria. Neste caso, não é registado qualquer lançamento no inventário; no entanto, é criado um lançamento no diário que inclui esta conta do Razão.

Conta de diminuição do Razão

Uma conta de contrapartida da conta de stock utilizada em saídas de mercadoria e diferença negativa em lançamentos no stock (actualizações após inventário). Pode gerir esta conta manualmente enquanto cria o documento correspondente.

Conta de aumento do Razão

Conta de contrapartida da conta de stock utilizada em entradas de mercadoria e diferenças positivas em lançamentos no stock (actualizações após inventário). Pode gerir esta conta manualmente enquanto cria o documento correspondente.

Conta de inventário de material em processo

Esta conta actualiza o valor dos artigos incluídos no processo de trabalho. Ou seja, o período em que a produção já teve início mas em que o produto final não está pronto.

Conta de diferenças de inventário de material em processo

Esta conta inclui os montantes de diferenças dos artigos que participam no processo de produção.

Conta de compensação de custos

Defina uma conta de contrapartida do Razão para compensar lançamentos no diário criados por facturas de contas a pagar e ordens de compra de entrada de mercadorias. Esta conta do Razão é utilizada em lançamentos no diário sempre que a conta de atribuição também está envolvida.

Conta de contrapartida de custos

Se um custo adicional influenciar os valores de inventário, esta conta é utilizada como conta de contrapartida para o valor de custos adicionais incluído no lançamento de compras.

 

Campos específicos de país

México e Chile

Campo

Descrição/Actividade

Conta de revalorização do stock

Seleccione uma conta do Razão onde se regista um lançamento no diário de revalorização do stock. Esta é a conta predefinida no caso de não ter sido definida uma conta para este efeito ao nível do armazém, do grupo de artigos ou ao nível de artigo/armazém.

Conta de contrapartida de revalorização do stock

Seleccione uma conta do Razão para ser a conta de contrapartida quando se cria um lançamento de revalorização no diário. Esta é a conta predefinida no caso de não ter sido definida uma conta para este efeito ao nível do armazém, do grupo de artigos ou ao nível de artigo/armazém.

Conta de revalorização de custos de vendas

Seleccione uma conta do Razão onde se regista um lançamento no diário de revalorização de custos de vendas, como resultado da revalorização de custos de vendas.

Conta de contrapartida de revalorização de custos de vendas

Seleccione uma conta do Razão para ser a conta de contrapartida quando se cria um lançamento no diário de revalorização de custos de vendas. Esta é a conta predefinida no caso de não ter sido definida uma conta para este efeito ao nível do armazém, do grupo de artigos ou ao nível de artigo/armazém.

 

Ver também:

Determinação da conta do Razão

 

Fim de área de conteúdo