Início de área de conteúdo!--a11y-->

Documentação de função Unidades de medida 

Utilização

O sistema R/3 faz uma distinção entre as unidades de medida a seguir:

·  Unidade de medida básica

Unidade de medida em que os estoques de um material são administrados. O sistema converte todas as quantidades inseridas em outras unidades, para a unidade de medida básica.

·  Unidades de medida alternativas

Os departamentos individuais podem ter suas próprias unidades de medida. Por exemplo, Compras pode utilizar uma unidade diferente de Vendas ou de Administração de depósito (WM). Todas as unidades de medida diferentes da unidade básica são chamadas de unidades de medida alternativas. O sistema R/3 apresenta as seguintes unidades de medida alternativas:

¡  Unidade de medida de pedido

Permite que um material seja solicitado em uma unidade diferente da unidade de medida básica. A unidade de medida de pedido é proposta automaticamente nas funções de compras, onde ela pode ser modificada.

¡  Unidade de venda

Permite que um material seja vendido em uma unidade diferente da unidade de medida básica. A unidade de vendas é proposta automaticamente na ordem do cliente, onde ela pode ser modificada.

¡  Unidade de medida de saída

Unidade de medida em que o material sai do depósito. Permite que o consumo, as transferências de estoque, os lançamentos de transferência e os inventários físicos sejam registrados em uma unidade diferente da unidade de medida básica e da unidade de gestão de estoque.

¡  Unidade WM

Unidade de medida em que os materiais são administrados na Administração de depósito. Para a administração de estoques, o sistema converte as quantidades inseridas em unidade WM na unidade de medida básica. Por exemplo, se um material é geralmente administrado com a utilização das peças como unidade de medida básica, mas existem milhares de peças em uma caixa, talvez seja mais adequado definir uma unidade WM, que é mais fácil de utilizar na Administração de depósito (WM).

A relação entre a unidade de medida básica e as unidades de medida alternativas é ilustrada abaixo:

Este gráfico é explicado pelo respectivo texto

Pré-requisitos

Todos os dados de material são atualizados na unidade de medida básica. O usuário deve selecionar essa unidade cuidadosamente porque só é possível expressar uma quantidade exata em uma unidade de medida alternativa, se o valor puder ser apresentado com casas decimais. Por isso, ao definir a unidade de medida básica, é importante observar os dois princípios a seguir:

·  A unidade de medida básica é a unidade que fornece a máxima precisão necessária.

·  A conversão de uma unidade de medida alternativa na unidade de medida básica deve resultar em um decimal simples e não em uma dízima periódica.

Características

Grupos de unidades de medida

Um grupo de unidades de medida contém várias unidades de medida alternativas e os respectivos fatores de conversão na unidade de medida básica. É possível definir grupos desse tipo no Customizing do Mestre de materiais em Agrupar unidades de medida. Ao entrar unidades de medida alternativas, é possível poupar tempo, definindo um grupo de unidades de medida, em vez de entrar as unidades de medida alternativas individualmente.

Atualização de unidades de medida de acordo com a hierarquia de embalagens

Consultar Link de estruturaArtigos: atualização de unidades de medida de acordo com a hierarquia de embalagens na documentação SAP Retail (LO-ISR) da biblioteca SAP.

Atividades

Todas as quantidades inseridas em unidades diferentes da unidade de medida básica são convertidas automaticamente pelo sistema, para a unidade básica. Para isso, o sistema utiliza uma tabela de conversão central. Ao utilizar unidades não incluídas nessa tabela, é necessário definir o fator de conversão da unidade de medida alternativa para a unidade de medida básica no registro mestre de material. Em geral, o usuário entra essas informações ao definir a(s) unidade(s) de medida alternativa(s).

 

 

Fim de área de conteúdo