Select language:
Início de área de conteúdo!--a11y-->

Documentação de função Distribuição de mercadorias: métodos de processamento 

Uso

O método de processamento determina como a mercadoria será tratada em um centro de distribuição imediatamente após a entrada de mercadorias.

Este gráfico é explicado pelo respectivo texto

Método cross-docking

Cross-docking é uma concepção de Resposta eficiente ao cliente (ECR) para incrementar a logística, sobretudo no centro de distribuição. A mercadoria é levada da entrada para a saída de mercadorias sem ficar armazenada nesse ínterim. É possível utilizar o método cross

- docking para aumentar a rotação de estoque, deslocar mais rapidamente as mercadorias no centro de distribuição e reduzir os custos de processamento e armazenagem.

Também é possível utilizar esse método no SAP Retail ainda que o usuário não deseje usar um sistema de administração de depósito. O cross-docking inclui os seguintes métodos de processamento:

  • Cross-docking

As unidades de expedição não são desembaladas ou reembaladas entre a entrada e a saída de mercadorias.

  • Fluxo

Depois de recebidas, as mercadorias são transportadas para uma zona de reembalagem para serem reembaladas. Dali são levadas para a saída de mercadorias. Existem os tipos de fluxo a seguir:

    • Fluxo de recepção

Após a entrada da mercadoria, os dados de distribuição de mercadorias são avaliados e as remessas relevantes criadas para os recebedores. Os artigos para essas remessas são retirados.

    • Fluxo de mercadorias

As mercadorias são retiradas no centro de distribuição com uma ordem de distribuição. Quando uma unidade comercial (por exemplo, um palete) está completa, é criada uma remessa com o conteúdo da unidade comercial. Esse método só pode ser empregado se o usuário utilizar o WM enxuto.

Exemplo

Um palete de caixas de vinho tinto foi remetido à entrada de mercadorias. Cria-se uma ordem de distribuição para o palete quando a entrada de mercadorias é lançada e impressa como uma lista de distribuição. Um funcionário do depósito leva o palete para a zona de distribuição, onde existe vários paletes, cada qual atribuído a uma filial diferente. Outros artigos já estão nesses paletes para as filiais.

Os funcionários do depósito usam as informações na lista de distribuição para colocar as caixas de vinho tinto nos paletes das filiais, por exemplo, 6 caixas no palete 1 (filial de Boston), 4 caixas no palete 2 (filial de Cambridge) etc. Uma vez que um palete esteja completo, é criada para ele uma remessa no sistema. As mercadorias nos paletes são trancadas e transportadas para a saída de mercadorias.

Entrada em depósito

As mercadorias são colocadas em uma determinada posição no depósito. Posteriormente, as remessas são geradas, as mercadorias são retiradas e é lançada a saída de mercadorias.

Métodos de otimização

Para alguns recebedores são remetidas grandes quantidades, logo, grandes unidades comerciais (por exemplo, paletes inteiros), enquanto outros recebedores têm necessidades menores recebendo, assim, suas remessas em unidades menores (por exemplo, caixas). Apesar dessas diferenças, o usuário poderá suprir toda a mercadoria em grandes unidades comerciais através da combinação dos métodos de distribuição.

  • Cross-docking/fluxo

Todas as unidades comerciais passíveis de transferência total para um recebedor passam por cross-docking. Para um recebedor de quantidade menor do que a comportada por uma unidade comercial, processa-se a mercadoria por fluxo, partindo-a em quantidades menores.

  • Cross-docking/entrada em depósito

Todas as unidades comerciais passíveis de transferência total para um recebedor passam por cross-docking. Para um recebedor de quantidade menor do que a comportada por uma unidade comercial, a mercadoria é partida em unidades menores. Essas unidades menores são estocadas e removidas do estoque no momento de serem remetidas para o recebedor.

Essa pode ser uma alternativa ao método cross-docking/fluxo se o usuário não utiliza fluxo em seu centro de distribuição.

Como é determinado o método de processamento?

O método de processamento está contido nos seguintes dados:

  • Artigo

É possível entrar um perfil de distribuição nos dados de logística no mestre de artigos. Isso indica o método de processamento a ser usado em um centro de distribuição. É possível atribuir um método de processamento ao perfil de distribuição no Customizing de Distribuição de mercadoria.

  • Documento de suprimento

Durante o planejamento da distribuição de mercadorias, é possível fazer o sistema propor o método de processamento a partir do perfil de distribuição e modificá-lo, se necessário. O usuário pode efetuar esse processamento na tela de detalhes para o centro de distribuição nos quadros de alocação. Ao criar um pedido coletivo, é possível atualizá-lo na lista de trabalho ou no processamento individual.

Se for criado um documento de suprimento como documento subseqüente para um quadro de alocação ou um pedido coletivo, o método de processamento é copiado para o documento subseqüente (código de relevância para quadro de alocação em dados adicionais de item) e os dados de distribuição de mercadoria.

  • Dados de distribuição

Com o ajuste on-line da distribuição da mercadoria, o sistema propõe um método de processamento. O usuário não mais poderá modificar o código para o método de processamento. Contudo, será possível modificar o método indiretamente, copiando a quantidade total ou parcial das mercadorias dos campos de quantidade para outros métodos de processamento.

Se o usuário fizer isso, porém, ele terá de se lembrar que a quantidade de mercadoria já existe como estoque no depósito do método original. Assim, como ocorre com as modificações de quantidade, é preciso executar um lançamento de transferência para o estoque no(s) depósito(s) do outro método.

Exemplo

Em entrada de mercadorias, foram lançadas 100 unidades para as quais foi definido o cross-docking para o depósito de cross-docking 0001. Ao ajustar a distribuição on-line, o usuário reduziu a quantidade de cross-docking para 60, e definiu a quantidade de fluxo para 40, logo, ele precisa executar um lançamento de transferência para essas 40 unidades do depósito 0001 para o depósito de fluxo 002.

 

Fim de área de conteúdo