Select language:
Início de área de conteúdo!--a11y-->

Documentação de processo Desenergização 

Finalidade

Este processo consiste na desenergização e subseqüente energização de objetos técnicos de forma ordenada, para que os testes e o trabalho de manutenção nos objetos técnicos possam ser executados com segurança.

Para criar condições seguras antes do início do trabalho e garantir a permanência dessas condições durante o trabalho no sistema técnico, é necessário observar as cinco regras de segurança a seguir:

·  Desenergizar eletricamente, bloquear eletricamente ou desacoplar mecanicamente

·  Proteger contra nova ativação acidental

·  Garantir ausência de tensão residual

·  Aterrar e descarregar para terra

·  Proteger peças adjacentes que estejam sob estresse

O processamento operacional da desenergização é descrito, usando o ciclo operacional.

Para execução de uma desenergização, é necessária documentação da ordem para o comutador no ativo. Por um lado, uma lista operacional está envolvida, isto é, uma lista das operações de comutação a serem executadas individualmente e, por outro lado, as chamadas desenergizações operacionais estão envolvidas. As listas operacionais e as desenergizações operacionais podem ser impressas de acordo com as especificações de layout do respectivo centro.

É possível usar verificações e simulações para garantir que a desenergização possa ser processada com segurança e sem conflitos.

Fluxo de processos

Para obter exemplos do fluxo de processos, consultar Processamento da ordem com avaliação e Processamento da ordem sem avaliação.

 

 

Fim de área de conteúdo