Select language:

 Lote de produção 

Definição

O lote de produção é uma unidade de medida de produção específica de um conjunto, planejado e produzido com referência a um número.

O número de lote de produção é um elemento PEP que o sistema produz no momento da criação do número.

Utilização

Utilizando o número de lote de produção, já é possível determinar os custos reais e planejados incorridos ao produzir uma quantidade determinada de um conjunto, antes da entrada da ordem do cliente.

Com esse número, é possível planejar e produzir o lote de produção de um conjunto e calcular os custos reais e planejados da produção.
Se o processo de produção de um conjunto for modificado, é possível criar um novo número de lote de produção e com ele executar o planejamento, a produção e o cálculo dos custos reais e planejados. Isso permite determinar separadamente os custos de processos de produção diferentes e compará-los uns aos outros.
Isso é particularmente importante para ramos industriais que, devido a contínuos aperfeiçoamentos de produtos e processos de redução de custos, precisam planejar e produzir seus produtos finais ou peças semi-acabadas utilizando diferentes listas técnicas, roteiros ou status de modificação.

Esse procedimento pode ser aplicado tanto para produtos finais como para peças semi-acabadas importantes. Dentro de uma estrutura de lista técnica, é possível definir um número de lote de produção para o produto final e outro para a peça semi-acabada.

Estrutura

Dois tipos de lotes de produção estão disponíveis para utilização em planejamento.

  • Lotes de produção com estoque de projeto individual

Com esse tipo de lote de produção, o estoque de material para cada lote de produção é administrado separadamente em um estoque de projeto individual. Isso é necessário quando os conjuntos dos diversos lotes de produção variam consideravelmente de um para outro e, portanto, não podem ser misturados uns com os outros no estoque geral do centro.

Esse procedimento é utilizado para produtos finais. Nesse caso, um número de lote de produção deve ser entrado na ordem do cliente. Esta só pode utilizar o estoque de projeto individual com o número de lote de produção correspondente.

No entanto, também é possível utilizar esse procedimento para peças semi-acabadas importantes para decidir de qual estoque de projeto individual (lote de produção) o estoque deve ser tirado antes da instalação da peça no produto final.

  • Lotes de produção com transferência para o estoque do centro

Com esse tipo de lote de produção, o estoque é planejado separadamente para cada lote de produção individual durante a fase de planejamento e produção. Quando a produção do lote de produção é concluída, os conjuntos dos lotes de produção são transferidos do estoque de projeto individual para o estoque do centro.

Esse procedimento só pode ser utilizado quando os conjuntos dos diversos lotes de produção não variam muito de um para o outro.

Esse procedimento pode ser aplicado para produtos finais e para peças semi-acabadas. As peças semi-acabadas podem ser instaladas em quaisquer produtos finais.

Integração

  • O processo do planejamento de lotes de produção com estoque para ordem do cliente é exatamente o mesmo do planejamento individual de projeto.
  • Verificação ATP
  • Se a verificação ATP é executada para um lote de produção com estoque para ordem do cliente, apenas o segmento individual do lote de produção é verificado, ou seja, apenas os elementos de entrada e saída de mercadorias do material incluídos na verificação de disponibilidade são atribuídos à conta do elemento PEP, além do estoque para ordem do cliente do lote de produção (do elemento PEP).

    Se a verificação é executada para um lote de produção com transferência para o estoque do centro, todos os segmentos, inclusive o estoque do centro, são verificados, ou seja, todos os elementos de entrada e saída de mercadorias do material são incluídos na verificação ATP. Para executar esse procedimento, entrar o código 1 no campo Todos os projetos, nos dados MRP, no mestre de materiais.