Select language:

 Cálculo do estoque de segurança dinâmico 

Fluxo de processo

  1. Em toda execução do planejamento, o sistema verifica em cada elemento MRP (necessidades, ordens planejadas etc.) se a quantidade disponível está abaixo do estoque mínimo.
  2. Se o estoque estiver abaixo do mínimo devido a uma necessidade, o sistema criará uma proposta de pedido e calculará a quantidade de suprimento para reabastecer a quantidade disponível até o estoque planejado, isto é, o estoque de segurança dinâmico.
  3. Se o estoque máximo for excedido, o sistema ajustará adequadamente as quantidades das propostas de pedido não fixadas. Se a proposta de pedido for fixada, o sistema exibirá uma mensagem de exceção.
  4. Exemplo

    O sistema calcula uma necessidade média diária de 15 unidades. O usuário definiu uma cobertura mínima de 3 dias, uma máxima de 7 dias e uma teórica de 5 dias.

    O sistema calcula o seguinte:

    Estoque mínimo = 3 x 15 unidades = 45 unidades

    Estoque máximo = 7 x 15 unidades = 105 unidades

    Estoque planejado = 5 x 15 unidades = 75 unidades

    A quantidade disponível é de 40 unidades e, portanto, é inferior ao estoque mínimo. Por conseguinte, o sistema cria uma proposta de pedido de 35 unidades (= estoque teórico de 75 unidades – quantidade real de 40 unidades) na execução do planejamento.

    O sistema não planeja o estoque de segurança dinâmico como uma quantidade bruta mas o considera no cálculo das necessidades líquidas. Isso significa que o sistema só aumenta a quantidade de uma ordem planejada existente quando necessário, devido à situação de disponibilidade. Se já existirem quantidades de material suficientes em estoque para atender à quantidade do estoque de segurança, nenhuma ordem planejada adicional será criada.

    No caso do planejamento de necessidades cíclico, a cobertura é calcula de modo diferente do método aqui descrito. Para obter informações, vide

    Cobertura do planejamento de necessidades cíclico.