Cálculo do estoque mínimo, máximo e planejado 

Pré-requisitos

No Customizing do MRP, o usuário definiu as coberturas dos períodos de tempo individuais no próprio perfil de cobertura, com a atividade IMG Determinar perfil de cobertura (estoque dinâmico segurança).

  • É possível definir as coberturas de até três períodos, onde é possível atualizar diferentes coberturas mínima, máxima e teórica para cada período.
  • Além das coberturas dos três períodos, é possível definir coberturas diferentes para períodos específicos. Esse recurso pode ser útil quando, por exemplo, é necessário planejar com um nível mais alto do estoque de segurança devido ao aumento de demanda nos meses imediatamente anteriores ao Natal.

Processo

  1. Durante a execução de planejamento, o sistema verifica se existe alguma cobertura específica de data nas datas dos elementos MRP (necessidades, ordens planejadas, etc.). Se for esse o caso, o sistema utiliza esses valores diferentes de cobertura. Se não existirem valores de cobertura relacionados a datas nessas datas, o sistema utiliza os valores atualizados para os três períodos.
  2. O sistema calcula os níveis de estoque para os respectivos períodos de tempo com as seguintes fórmulas:
      • Estoque mínimo: necessidades médias diárias * cobertura mínima
      • Estoque planejado ( = estoque dinâmico de segurança): necessidade média diária * cobertura teórica
      • Estoque máximo: necessidade média diária * cobertura máxima