Itens alternativos 

Uso

Para utilizar um ou vários componentes alternativos em um conjunto, é possível entrá-los na lista técnica e combiná-los ao agrupar os itens alternativos.

A partir de então, esses itens alternativos podem ser considerados ao explodir a lista técnica na execução do planejamento.

Pré-requisitos

  • O usuário entrou os materiais que podem ser utilizados como alternativas dentro de um conjunto na lista técnica, como componentes.
  • O usuário entrou a mesma chave de agrupamento para todos os itens alternativos nos dados dos itens, no campo Grupo de itens alternativos, combinando as alternativas (vide explicação a seguir).
  • O usuário entrou a probabilidade de emprego na tela Dados de item alternativo. Essa porcentagem especifica a probabilidade de utilização do componente no conjunto.
  • Características

    Os itens alternativos podem ser considerados no MRP segundo a probabilidade de emprego definida ou é possível defini-los na lista técnica unicamente para fins informativos para o empregado.

    Atividades

    Para combinar componentes a serem utilizados como alternativas em um grupo, proceder como a seguir:

    1. Entrar os materiais como itens na síntese de itens da lista técnica.
    2. Clicar duas vezes no campo Item para abrir os dados do primeiro item alternativo.
    3. Entrar a chave do grupo alternativo no campo Grupo de itens alternativos nos Dados básicos e selecionar Entrar.
    4. Entrar a probabilidade de emprego dos componentes. Entrar uma prioridade e uma estratégia para definir o procedimento utilizado para o registro de retirada para a ordem de produção.