Select language:

 Número de identificação fiscal de IVA 

Como parte do processo de estabelecimento do mercado único da UE, as autoridades fiscais em cada estado da UE atribui números de identificação fiscal de IVA às empresas. Todas as sociedades com direito a deduzir o IVA suportado podem receber um número de identificação fiscal de IVA.

Um número de identificação fiscal de IVA é alfanumérico e consiste em até 15 caracteres. As duas primeiras letras indicam o estado membro respectivo, por exemplo, DE para Alemanha ou ES para a Espanha.

O número de identificação fiscal de IVA é projetado para especificar o processamento do imposto envolvido em determinadas operações e para permitir que as autoridades financeiras monitorem a aplicação da nova regulamentação.

Por essa razão, os números de identificação fiscal de IVA da empresa e do cliente devem ser especificados em faturas de fornecimentos isentos de imposto e de outros produtos e serviços na União Européia. Assim, o número de identificação fiscal de IVA faz parte do procedimento de controle que substituiu os antigos controles nas fronteiras (lista de vendas da UE).

É possível gravar no sistema os números de identificação fiscal de IVA de cada cliente, empresa e fornecedor. Atualmente, os números de identificação fiscal de IVA no registro mestre do fornecedor são usados somente na Espanha para fins informativos.