Select language:

 Unidades organizacionais e configurações básicas 

Definição

Elementos da estrutura lógica do Sistema SAP, importantes para Contabilidade Financeira.

As unidades organizacionais são usadas para estruturar funções comerciais e para sistema de relatórios. As unidades organizacionais da Contabilidade Financeira são usadas para fins de relatórios externos, isto é, elas atendem as exigências externas às que o negócio está sujeito, por exemplo, regulamentos legais. As demonstrações financeiras por exemplo, são criadas com base nas unidades organizacionais da Contabilidade financeira.

Configurações básicas na Contabilidade financeira são as configurações de Customizing feitas para poder executar processos na Contabilidade financeira.

Utilização

O usuário cria a estrutura organizacional específica para a sociedade no Sistema SAP por meio da definição de unidades organizacionais e fazendo as configurações básicas. É obrigatório definir unidades organizacionais para Contabilidade financeira; ou seja, o usuário deve definir essas unidades para poder implementar o componente Contabilidade financeira.

Unidade organizacional

Definição

Mandante

Obrigatória

Sociedade

Opcional

Empresa

Obrigatória

Divisão

Opcional

Configuração básica

 

Plano de contas

Obrigatória

Exercício fiscal

Obrigatória

Moedas

Obrigatória

Integração

No Sistema SAP, definir as unidades organizacionais relevantes para cada componente que está sendo implementado. Por exemplo, para Vendas e distribuição, definir organizações de vendas, canais de distribuição, e divisões (grupos de produto). Similarmente, para Compras, definir organizações de compras, níveis de avaliação, centros, e localizações de armazenamento. As unidades organizacionais são independentes uma da outra neste estágio.

Componentes e Unidades organizacionais

Componente

Unidade organizacional

Vendas e distribuição

Organização de vendas,...

Logística

Organização de compras,...

Contabilidade financeira

Empresa,...

Controlling

Área de controlling,...

Recursos humanos

Grupos de funcionários,...

 

Para transferir dados entre componentes individuais, é necessário atribuir as unidades organizacionais entre eles. Essas atribuições só precisam ser feitas uma vez no sistema. Depois disso, sempre que forem entrados dados, eles são automaticamente transferidos.

Por exemplo, faturas que são lançadas em SD são transferidas para FI.