Select language:

 Listas técnicas de manutenção (CS-BD/PM-EQM-BM) 

Objetivo

A lista técnica de manutenção (LT) é uma lista completa estruturada de maneira formal que contém os componentes de um objeto técnico ou um conjunto. A lista contém os números dos objetos dos componentes individuais com as respectivas quantidades e unidades de medida. Os componentes podem ser peças de reserva ou conjuntos estocáveis ou não, que por sua vez, podem ser descritos por lista técnica de manutenção.

As listas técnicas de manutenção são usadas principalmente com os seguintes objetivos:

  • Descrição da estrutura

Uma lista técnica de manutenção descreve a estrutura de um objeto técnico ou material. Usando listas técnicas de manutenção é possível especificar o local exato onde as medidas de manutenção devem ser realizadas em um objeto técnico.

  • Atribuição de peças de reserva

Uma lista técnica de manutenção é usada na manutenção para atribuir peças de reserva a um objeto técnico ou material. Isso é mostrado na figura abaixo:

 

Informações sobre implementação

O uso de lista técnica de manutenção apresenta as seguintes vantagens:

  • MRP
  • (quando são usadas listas de tarefas de manutenção)

O uso de lista técnica de manutenção é vantajoso no MRP porque se pode efetuar o planejamento de materiais necessários ao criar uma lista de tarefas de manutenção. A ligação entre a lista de tarefas e a lista técnica de manutenção é criada da seguinte forma:

  • Usando a lista técnica do objeto técnico para listas de tarefas de manutenção dos objetos técnicos
  • Usando-se o conjunto no cabeçalho das listas de tarefas gerais

A ligação a uma lista técnica permite atribuir materiais, que já tenham sido planejados, ao objeto técnico ou o conjunto às operações individuais na lista de tarefas. Para isso, pode-se usar a lista ou o gráfico da estrutura para fazer isso. Como ambas as opções de exibição oferecem uma síntese detalhada de todos os materiais da lista técnica, o MRP é consideravelmente simplificado.

Para obter mais informações sobre listas de tarefas de manutenção, consultar o documento PM – Listas de tarefas de manutenção.

  • MRP/planejamento de peças de reserva
  • (ao usar ordens de manutenção)

As listas técnicas de manutenção dão suporte ao MRP ou planejamento de peças de reserva, fornecendo uma síntese de todos os materiais/peças de reserva necessários na ordem de manutenção. Isso permite atribuir à ordem todos os materiais necessários e facilita consideravelmente o MRP/planejamento de peças de reserva.

Para obter mais informações sobre ordens de manutenção, consultar o documento PM - Ordens de manutenção.

  • Como localizar avarias
  • (ao usar notas PM)

As listas técnicas de manutenção dão suporte à localização de avarias, fornecendo uma síntese de todos os componentes de um objeto técnico. A partir dessa síntese, pode-se facilmente marcar o objeto para o qual se deseja criar uma nota de avaria. Isso permite localizar com mais precisão a avaria no objeto técnico.

Para obter mais informações sobre notas PM, ler o documento PM - Notas PM.

Integração

As listas técnicas contêm dados mestre importantes, que são usados em várias áreas organizacionais, como produção, MRP, cálculo de custos do produto e manutenção.

Conjunto de funções

Em Manutenção são normalmente usadas listas técnicas multinível. Elas podem ter vários níveis de acordo com a necessidade. O nível mais alto de uma lista técnica multinível (nível 0 na figura abaixo) representa um equipamento ou um objeto técnico completo. Os níveis mais baixos da lista técnica (níveis 1 e 2 na figura abaixo) representam os componentes que constituem o objeto técnico e seus componentes:

 

A estrutura da lista técnica reflete-se nas diferentes categorias técnicas da lista de peças oferecida no sistema PM:

  • Lista técnica simples

A primeira lista técnica criada para um objeto técnico ou material não tem uma categoria técnica definida e possui uma estrutura simples. Ela é descrita como "lista técnica simples".

  • Lista técnica variante

As listas técnicas variantes têm uma estrutura mais complexa. São usadas para agrupar várias listas técnica para descrever objetos diferentes que possuem uma grande proporção de peças idênticas.

  • Lista técnica múltipla

As listas técnicas múltiplas têm a estrutura mais complexa. São usadas para agrupar várias listas técnicas para descrever um objeto, para o qual são usadas várias combinações de materiais para diferentes métodos de produção. As listas técnicas múltiplas são normalmente usadas no planejamento da produção e têm pouca ou nenhuma utilidade na manutenção.

Para obter mais informações sobre listas técnicas múltiplas, consultar o documento PP - Guia de lista técnica.