Select language:

 Criação de um plano de controle (com ou sem modelo de cópia) 

Uso

O usuário pode criar um novo plano de controle, copiar um plano de controle existente ou criar uma referência ou copiar um plano standard QM.

Se o usuário copiar um plano standard QM para um plano de controle (isso resulta no desbloqueio do plano standard QM), não haverá qualquer ligação entre o plano de controle e o plano standard QM. Não é possível, portanto, criar uma lista de utilizações para o plano standard QM ou substituí-lo no plano de controle. Além disso, as modificações feitas no plano standard QM não são incluídas automaticamente no plano de controle. No entanto, é possível sobregravar os dados do plano standard QM copiado.

Pré-requisitos

Antes de criar um plano de controle, o usuário deve definir:

  • Como (por exemplo, na entrada de mercadorias e em transferências de estoque) e quando (validade) esse plano de controle deve ser utilizado.
  • Quais materiais devem ser controlados com o plano de controle. Esses materiais precisam existir no sistema quando o usuário criar o plano de controle.
  • Os postos de controle em que os controles devem ocorrem. Esses postos de controle precisam existir no sistema quando o usuário criar o plano de controle.
  • O meio de controle necessário ao controle. Esse meio de controle precisa existir no sistema e estar liberado quando o usuário criar o plano de controle.
  • Se o usuário deseja criar um plano de controle através da utilização de um modelo de cópia. Nesse caso, é necessário que exista no sistema pelo menos um plano de controle ou plano standard QM.
  • Se o usuário deseja utilizar características mestre de controle. Essas características precisam existir no sistema e estar liberadas quando o usuário criar o plano de controle.
  • Se o usuário deseja utilizar métodos de controle. Esses métodos precisam existir no sistema e estar liberados quando o usuário criar o plano de controle.
  • Se o usuário deseja utilizar grupos de codes ou conjuntos de seleção. Esses grupos de codes ou conjuntos de seleção precisam existir no sistema e estar liberados quando o usuário criar o plano de controle.
  • Se o usuário deseja utilizar processos de amostra, planos de amostragem ou regras de controle. Esses dados básicos precisam existir no sistema quando o usuário criar o plano de controle.

Procedimento

  1. Selecionar Logística
  2. ® Administração de qualidade ® Planejamento de qualidade ® Planejamento de controle ® Plano de controle ® Criar.

    É exibida a primeira tela para criação de um plano de controle.

    1. Para criar um plano de controle com ou sem um modelo de cópia, proceder conforme descrito a seguir:
     

    Criar plano de controle com modelo de cópia

    Criar plano de controle sem modelo de cópia

    a)

    Selecionar Copiar de...É exibida uma caixa de diálogo em que é possível selecionar o tipo de lista de tarefas (plano de controle/plano standard QM) para o modelo de cópia.

    Na primeira tela, entrar a data necessária para o plano de controle e selecionar Avançar.

    b)

    Selecionar o tipo de lista de tarefas necessário e escolher Avançar.

    É exibida uma caixa de diálogo em que é possível entrar os critérios de seleção a seguir para o plano a ser utilizado como modelo de cópia:

    • Material
    • Centro
    • Grupo de listas de tarefas
    • Data fixada
    • Numerador de grupos
    • Status
    • Grupo de planejamento
     

    c)

    Entrar os dados conforme necessário e selecionar Avançar.

    Se houver vários planos de controle disponíveis, é exibida outra tela, na qual é possível selecionar o plano necessário.

     

    d)

    Marcar um plano de controle e selecionar Cabeçalho.

     

    Também é possível utilizar a função Criação de plano de controle para fazer modificações em planos de controle existentes.

    1. Na tela de dados de cabeçalho do plano de controle, entrar os dados necessários. É possível modificar os valores propostos.
    2. Selecionar Operações.

    É exibida a síntese de operações.

    1. Criar as operações necessárias.
    2. Para criar as características de controle necessárias, selecionar Características de controle.
    3. Para atribuir um meio de controle a uma característica de controle, na síntese de características de controle, selecionar MAP.
    4. Gravar os dados.

    Para eliminar um plano de controle, na síntese de listas de tarefas, selecionar o plano de controle a eliminar e escolher Eliminar.