Select language:

 Elementos de custo 

Utilização

Este relatório mostra os custos calculados em um cálculo de custos do material ou cálculo de custos da ordem do cliente em todos os níveis de produção, decompostos em elementos de custo. Isso permite analisar os custos da estratificação de custos para os custos de produção e os custos da estratificação de custos primários.

Os resultados de um cálculo de custos são atualizados como elementos de custo (chamado de estratificação de custos). Os elementos de custo decompõem os custos de um material na estrutura de produção inteira em custos de material, custos de produção, custos indiretos de material, custos indiretos de produção e outros custos. Os custos de atividades internas normalmente fluem para a estratificação de custos nas classes de custo secundárias. Para apresentar custos primários de atividades internas, pode-se usar uma estratificação de custos primários como uma forma alternativa de delinear os elementos de custo.

A estratificação de custos permite fazer o seguinte:

  • Analisar a origem do custo de vários níveis de produção.

É possível analisar o valor agregado dentro de uma estrutura de produção multinível. Os custos do nível superior consistem em atividades internas e em custos indiretos que são incorridos nesse nível. Os custos de nível inferior incluem materiais e matérias-primas. Os custos totais do nível superior e inferior são iguais aos custos totais do nível de produção em análise.

  • Ver os custos usando fatores de produção original (estratificação de custos primários)
  • Estruturar os custos de acordo com os requisitos de outras áreas (como avaliação de material ou demonstração de resultados)

Na visão do elemento de custo, pode-se especificar que classes de custo serão exibidas no relatório. Por exemplo, pode-se marcar o custo de produção ou o custo de produtos vendidos ou os custos relevantes para a avaliação de estoque. Especificar as diversas visões de elementos de custo no Customizing de Planejamento de custos do produto. Para cada elemento de custo, pode-se decidir qual parcela dos custos ali contidos (fixos, variáveis, globais) é exibida em qual visão de elemento de custo.

Pré-requisitos

Ao gravar um cálculo de custo do material ou uma execução de cálculo de custos, o sistema atualiza automaticamente uma estratificação de custos para cada material calculado na lista técnica. Para que isso ocorra, é necessário já ter definido um esquema de elementos de custo no Customizing.

Especificar o seguinte em uma estrutura de elementos de custo.

  • A que elementos de custo os custos calculados devem ser atribuídos
  • Quais classes de custo são agrupadas em qual elemento de custo

A estrutura de elementos de custo é marcada por meio do código da empresa, do centro e da variante de cálculo de custos. Essa atribuição é especificada no Customizing do Planejamento de custos do produto em Opções básicas para cálculo de custos do material ® Definir estrutura de elementos de custo

Caso se pretenda ver uma estratificação de custos primários dos elementos de custo, é necessário gerar primeiro uma estratificação de custos primários em Contabilidade de Centros de Custo ou Cálculo de Custo com Base na Atividade (CO-OM).

Se estiver sendo usado o cálculo de custos misto, podem-se exibir os resultados de cálculos de custos para uma alternativa de suprimento específica decomposta em elementos de custo. Abrir a alternativa de suprimento desejada na chamada de relatório, por meio da opção de menu Opções. Para exibir a estratificação de custos de um cálculo de custos misto que se originou de diferentes cálculos de custos e alternativas de suprimentos e foi ponderado com coeficientes de equivalência, não entrar uma alternativa de suprimento. A estratificação do cálculo de custos misto é exibida automaticamente, se tiver sido criado um cálculo de custo misto para a versão do cálculo de custo.

Conjunto de funções

Estratificações principais e estratificações secundárias de custo

Pode-se exibir os custos de uma estratificação de custos para custos de produção e/ou estratificação de custos primários.

  • Pode-se calcular a estratificação de custos para custos de produção e estratificação de custos primários, simultaneamente. Pode-se alternar entre as duas visões de elementos de custo (em Opções ® Tipo de estratificação de custo). No entanto, também é possível gerar somente a estratificação de custos para custos de produção ou estratificação de custos primários.
  • Caso se pretenda avaliar ambas as estratificações de custo simultaneamente, é necessário determinar que estratificação de custo é a estratificação principal no Customizing de Controlling de custos do produto. Também é possível gerar uma estratificação adicional como uma estratificação secundária para objetivos de comparação.

A

atualização do preço-padrão no mestre de material é efetuada pela estratificação de custo principal.

Uma especificação do item é criada apenas para a estratificação principal.

No relatório, é possível alternar entre a estratificação de custos principal e a estratificação secundária. Com a opção apropriada, é possível alternar entre a estratificação de custos para os custos de produção e a estratificação de custos primários.

Nível superior/nível inferior/nível global

O cálculo de custos também permite analisar o valor agregado dentro de uma estrutura de produção multinível. Pode-se distribuir os custos de cada material de acordo com os níveis superior e inferior.

A estratificação de custos pode ser encontrada em Custos ® Exibir elementos de custo. Pode-se fazer esta configuração com Opções® Layout. Pode-se criar um relatório próprio com base em um grande número de opções de seleções .

Ao exibir os custos:

  • No nível superior, pode-se ver os custos de fabricação, os custos indiretos e os custos de atividades externas que são esperados para esse nível de produção.
  • No nível inferior, pode-se ver os custos de todos os componentes de materiais que são processados nesse nível de produção.

Em ambos os casos, os custos são distribuídos de acordo com os

elementos de custo. O custo total do nível superior e inferior é igual aos custo total do nível de produção que está sendo analisado.

É possível saltar para os outros relatórios a seguir, no mesmo grupo de relatórios:

  • Valores totais
  • Nível superior
  • Nível inferior

Quando os custos são distribuídos de acordo com elementos de custo, a identificação original dos custos (por exemplo, custos de materiais ou custos de fabricação fixos e variáveis) é atualizada em todos os níveis de produção. Em cada nível de produção, a estratificação de custos separa o valor agregado daquele nível e os custos do nível inferior.

Quando se grava um cálculo de custo do material ou uma execução de cálculo de custos, o sistema atualiza automaticamente uma estratificação de custos para cada material avaliado. Para obter mais informações sobre como gravar resultados do cálculo de custos, consultar

Como gravar resultados do cálculo de custos.

Caso se pretenda criar uma estratificação de custos para matérias primas e peças adquiridas, pode-se entrar os elementos de custos aditivos desses custos de cada material para esses custos. Em seguida, pode-se agrupar esses elementos de custo em um esquema de elementos de "Suprimento externo" que contenha somente aqueles custos. Para obter mais informações, consultar

Custos aditivos.