Select language:

Cálculo de PLR 

Propósito

Este processo tem como objetivo a execução do cálculo da participação do empregado nos lucros ou resultados da empresa (PLR).

Pré-requisitos

Para que a execução dos cálculos se efetue, os seguintes capítulos do guia de implementação (IMG) devem ser devidamente customizados (Folha de pagamento ® Participação nos lucros ou resultados da empresa- PLR):

  • Número mínimo de dias trabalhados para cálculo de PLR proporcional
  • Cálculo de PLR
  • Desconto de adiantamento de PLR

Para o caso de pagamento de PLR na rescisão contratual, o capítulo do IMG Cálculo da folha de pagamento ® Dados mestres ® Manter informações de elegibilidades para pgto. indenização deve ser customizado.

Fluxo do Processo

  1. O número mínimo de dias trabalhados no mês para cálculo de avos de direito a PLR é definido no procedimento
  2. Dias trabalhados para cálculo de PLR proporcional.
  3. O esquema BRP1 contém as regras que possibilitam o cálculo do PLR e que podem ser customizadas de acordo com as necessidades da empresa:
      1. Regra de cálculo BRPA - compara o valor aplicado à constante PPRDI com o valor acumulado na rubrica salarial M121 para verificar se o mês é elegível a avos de PLR.
      2. A regra de cálculo BRPR é processada através da função BRPPR, que executa a leitura da estrutura BRCUM, onde está acumulado o número de dias trabalhados no mês.
      3. Regra de cálculo BRPR - efetua o cálculo do pagamento de PLR na rescisão contratual e nos meses de Julho e Dezembro. No exemplo standard, esta regra está configurada para pagamento em Julho de 0.75 do salário de Junho e, em Dezembro, 1.6 do salário de Junho. Os mesmos valores aplicam-se aos casos de rescisão contratual.
      4. Regra de cálculo BRPS - permite ao usuário a execução da soma de um valor fixo ao montante total de PLR. Para que isso ocorra, a classe de processamento 73 deve ser assinalada com a especificação "1".
    1. A regra de cálculo BRP2 deve ser utilizada como modelo para os casos de ocorrência de adiantamento de PLR durante o ano. Ela efetua a dedução do PLR já pago, do PLR a ser pago no período.