Estrutura de relatórios (PA-PAD) 

Exemplo de um relatório HR

Um relatório HR que utiliza o banco de dados lógico possui a seguinte estrutura básica:

REPORT RPABAP01.
TABLES:PERNR.
INFOTYPES: 0001.
  GET PERNR.

    
PROVIDE * FROM P0001 BETWEEN PN-BEGDA AND PN-ENDDA.
    
WRITE:  / P0001-PERNR,
              P0001-STELL,
              P0001-BEGDA,
              P0001-ENDDA.

    
ENDPROVIDE.

Esse relatório avalia os registros de infotipo Atribuição organizacional no período de seleção de dados especificado.

Declaração de infotipo

Todos os infotipos a serem processados no relatório são listados na palavra-chave INFOTYPES ( INFOTIPOS ) da linguagem ABAP.

Geralmente, o banco de dados tem vários registros com períodos de validade distintos e não somente um registro para cada infotipo e nº pessoal. Os infotipos são dependentes de tempo, uma vez que os dados correspondentes se modificam com o passar do tempo. Por esse motivo, apenas uma estrutura ou área de trabalho não seria suficiente para o fornecimento de dados de infotipo na memória principal.

Assim, a instrução INFOTYPES é utilizada para criar uma tabela interna para cada infotipo listado. A estrutura dessa tabela corresponde àquela do infotipo relevante.

Disponibilização de dados

Os dados são recuperados no evento GET PERNR . A ação GET PERNR é executada para todos os números pessoais selecionados, com base nas entradas da tela de seleção. O evento deve, portanto, ser visto como um loop através dos números pessoais selecionados.

GET PERNR preenche as tabelas internas de infotipos, declaradas para cada empregado, por meio da instrução INFOTYPES .

A tabela interna de infotipos é preenchida com todos os registros existentes entre a data mínima e máxima do sistema. Pnnnn é o nome da tabela interna, onde nnnn representa o número do infotipo.

O cabeçalho da tabela interna Pnnnn fica sem definição após a ação GET PERNR . Não se deve pressupor que esses cabeçalhos sejam redefinidos com os valores iniciais se nenhum registro for encontrado para um novo número pessoal.

Para obter informações sobre o processamento de registros de infotipo, vide Processamento de infotipos (PA-PAD).

PERNR é uma estrutura do Data Dictionary sem um banco de dados. O usuário deve declarar essa estrutura no relatório, por meio da instrução TABLES .

Vide também:

Processamento de infotipos (PA-PAD)

Visões