Select language:

 Item de lista de peças 

Definição

Os componentes de um objeto técnico estão localizados nos itens de uma lista de peças. Os dados do item são válidos somente para um determinado item da lista de peças.

Estrutura

Os itens são diferenciados por sua categoria As categorias do item são diferenciadas por uma chave de categoria de item.

Outros códigos do item importantes são:

  • Status do item
  • Dados relevantes para manutenção

Categoria de item

  • Item inventariado
  • Essa categoria de item se aplica aos componentes mantidos no estoque. Todos os componentes entrados com essa categoria na lista de peças devem ter um registro mestre válido no sistema.

    Quando se usa essa categoria de item, os componentes do item inventariado são reservados automaticamente para a ordem de manutenção.

    • Item não inventariado

    Essa categoria de item é usada para componentes que não são mantidos no estoque se eles forem usados em uma lista de peças. Os itens não inventariados podem ser entrados na lista de peças com ou sem um registro mestre. Para entrar um item não inventariado sem um registro mestre, basta entrar um texto descritivo.

    Quando se usa essa categoria de item, o sistema cria automaticamente uma requisição de compra para esses componentes, quando são usados para fins de manutenção. Isso leva ao suprimento de materiais específicos da ordem pelo departamento de compras.

    • Item de dimensão bruta

    Essa categoria de item permite especificar seções de tamanhos diferentes de um componente com um nº de material. Os itens de dimensões brutas são identificados pelo fato de que as entradas de formato, tais como comprimento e largura, são obtidas e convertidas na quantidade necessária para os objetivos de administração de depósito.

    Quando se usa essa categoria de item, os dados variáveis, tais como o tamanho de uma lâmina de aço necessária para reparar algum tabuado, podem ser entrados diretamente pelo usuário durante o processamento da ordem. Não é necessário criar novos registros mestre de material com dimensões fixas no sistema toda vez.

    • Item de documento

    Essa categoria de item é para componentes que contêm informações gravadas como documentos. Um documento pode ser um desenho de engenharia, programa, fotografia, etc.

    Quando se usa essa categoria de item, a lista de peças é conectada ao sistema de administração de documentos.

    • Item de texto

    Quando se usa essa categoria de item, o sistema grava o texto em um arquivo de texto usando a função de processamento de texto descritivo.

    • Elemento de estrutura PM

    Essa categoria de item é para componentes de manutenção usados somente para estruturar um objeto técnico (conjunto PM). Não são necessários dados operacionais para esse item.

    Essa categoria de item só é usada na manutenção de equipamentos e listas de peças de materiais relevantes para a manutenção.

    • Itens de classe

    O item de classe permite criar uma classe como os componentes de uma lista de peças configurável (lista de peças para um produto standard). Vários objetos podem ser atribuídos a essa classe e diferenciados por características diferentes.

    Outras informações referentes à configuração de variantes podem ser encontradas na documentação SAP PP – Configuração de variantes.

    Chave de categoria de item

    As diferentes categorias de item são representadas por uma chave de letra no Sistema SAP standard:

    L item inventariado

    N item não inventariado

    R item de dimensão bruta

    D item de documento

    T item de texto

    I elemento da estrutura PM

    K item de classe

    À medida que as letras de uma chave de categoria de item são definidas em Customizing, é possível adaptá-las de acordo.

    Status do item

    Para um item de lista de peças, é necessário especificar, por exemplo, se ele é relevante para a construção ou manutenção. Em outras palavras, é necessário especificar na tela detalhada do item se ele é relevante para a construção ou manutenção. Para uma lista de peças do tipo de aplicação Manutenção, o status "Manutenção" é definido automaticamente pelo sistema nessa tela Isso não pode ser modificado. Dependendo de como a utilização da lista de peças foi definida, pode-se modificar, entre outras coisas, as entradas nos dois campos de status do item a seguir:

    • Relevância para cálculo de custos
    • Código de peça de reserva

    Código

    Significado

    A

    pelo menos duas peças de reserva relativas à segurança devem estar sempre disponíveis

    B

    peça de reserva largamente usada na empresa

    C

    peça de reserva raramente usada

     

    Dados relevantes para manutenção

    O código "conjunto de PM" é atualizado na seção de dados dados relevantes para manutenção. Esse código só pode ser atualizado quando a utilização da lista de peças permite o status do item "manutenção".

    Se um item for indicado como um conjunto PM, ele será exibido como um componente de um sistema técnico quando as tarefas de manutenção forem processadas. Pode-se usar um item indicado como conjunto PM para descrever um item mais detalhadamente. Por exemplo, quando o trabalho de manutenção precisar ser realizado somente nesse conjunto em um objeto técnico. O conjunto também pode ser usado para localizar descrições dos danos com maior precisão.

    Subitens de lista de peças

    Os itens de lista de peças podem ser divididos em subitens para uma melhor administração dos dados. Os subitens podem ser usados, por exemplo, para dividir um item se quantidades parciais de palete de um item tiverem locais de montagem diferentes. Os subitens podem ser usados para descrever esses locais de montagem diferentes. É possível atualizar um texto breve e uma quantidade de cada subitem além do local de montagem.