Medidas 

No sistema standard, os diferentes tipos de dados de empregados são gravados em

infotipos individuais. Em vez de acessar cada infotipo individualmente e entrar os dados em cada um deles, o sistema pode agrupar os infotipos mais importantes em medidas e guiar o usuário no processamento dos dados dos empregados.

Medidas

Os procedimentos de pessoal, como contratação de empregados, mudança organizacional ou saída da firma, são representados por medidas individuais na Administração de pessoal. Cada medida contém os infotipos que o usuário deve atualizar para registrar a medida em questão. Os infotipos são recuperados sucessivamente, para permitir a respectiva atualização. Por exemplo, todos os campos em que é necessário entrar dados para contratar um empregado serão automaticamente oferecidos pelo sistema para atualização na medida Contratação.

Isso garante que todos os dados básicos sejam entrados no sistema. Essa função também facilita a entrada de dados, uma vez que não é necessário acessar cada infotipo da medida individualmente.

O Customizing permite adaptar o tipo de medida Contratação, de modo a atender às necessidades exatas da firma.

  • No sistema standard, a medida Mudança Organizacional agrupa os infotipos relacionados logicamente, formando um
grupo de infotipos. A seqüência em que os infotipos são apresentados garante que todos os procedimentos de pessoal sejam executados na ordem lógica para o empregado. Para exibir todos os registros de infotipos válidos para um empregado na data de início de uma medida, selecionar Folhear grupo de infotipos.

Para entrar dados adicionais do empregado utilizando a medida de contratação, é possível modificar esses grupos de infotipos personalizando as opções standard do sistema. Também é possível modificar temporariamente o grupo de infotipos utilizando a função

Modificar temporariamente grupo de infotipos.
  • As modificações feitas em um infotipo ou em campos de infotipos geralmente afetam entradas em campos de outros infotipos. É possível configurar medidas dinâmicas nas opções do sistema para resolver essas situações.
  • Em geral, os empregados detêm objetos emprestados, crachás de identificação da sociedade ou usuários do sistema que devem ser liberados quando, por exemplo, passam por uma mudança organizacional ou saem da firma. Nesses casos, convém informar a Mudança organizacional ou a saída do empregado ao encarregado correspondente, para que inicie as etapas necessárias. No Customizing, é possível definir uma conexão automática de correio eletrônico para que o encarregado responsável receba uma mensagem automaticamente via SAPoffice sempre que um registro de infotipo for processado.

No sistema SAP standard, os seguintes procedimentos básicos de pessoal são representados como medidas no sistema de dados mestre HR:

  • Contratação
  • Mudança organizacional (para os empregados, por exemplo, promovidos, demitidos ou transferidos para um centro de custo equivalente)
  • Aposentadoria antecipada/aposentadoria
  • Saída
  • Retorno à empresa

Com base nas vantagens acima, a SAP recomenda que o usuário sempre use a função Medida para realizar esses procedimentos empresariais.

Vide também:

Execução de uma medida

Para obter mais informações sobre as medidas Contratação, Mudança organizacional e Saída, vide:

Contratação de novo empregado

Mudança organizacional de um empregado

Saída da empresa

Entrada rápida de medidas

A função Entrada rápida de medidas está disponível para algumas medidas. Essa função permite executar uma medida para um empregado. Existem vários campos de entrada obrigatória que devem ser preenchidos na tela de Entrada rápida para executar uma medida. É possível entrar todos os dados mais importantes para cada empregado que não sejam derivados dos valores propostos. Utilizando essas entradas como base, o sistema preenche todos os outros campos com valores propostos (por exemplo, se o usuário efetuar uma entrada no campo obrigatório Posição, o sistema automaticamente sugerirá um valor proposto para o campo Área de processamento da folha de pagamento).

Quando se o usa a função Entrada rápida de medidas, o sistema não exibe os campos cujos valores propostos são sugeridos automaticamente. A vantagem dessa função a possibilidade de atualizar todos os campos obrigatórios de todos os infotipos pertencentes a uma determinada medida em uma única tela. Isso evita a necessidade de atualizar todos os campos incluídos nos infotipos atribuídos à medida.

No sistema standard, só é possível usar a função Entrada rápida de medidas para as seguintes medidas:

  • Contratação
  • Mudança organizacional

O Guia de implementação da Administração de pessoal oferece a opção de personalizar a Entrada rápida de medidas para atender às necessidades específicas da sociedade. O usuário pode configurar suas telas de entrada rápida para todos os tipos de medida necessários definindo o conteúdo e o layout das telas.

Vide também:

Utilização da entrada rápida de medidas para um empregado