Select language:

 Processo de entrada de mercadorias para recebimentos 

Finalidade

O processo de entrada de mercadorias para recebimentos é uma parte essencial da cadeia logística. Esse processo inclui as etapas posteriores à criação do pedido: a notificação, o recebimento, a entrada em depósito subseqüente e o lançamento da entrada das mercadorias pedidas.

A principal vantagem da utilização da função de recebimento para ilustrar o processo de entrada no sistema é permitir uma simulação de vários processos antes do efetivo registro de entrada de mercadorias. Todas as informações necessárias são obtidas previamente, pois o fornecedor avisa sobre o recebimento com antecedência. O recebimento descreve exatamente quais materiais ou paletes poderão ser recebidos, bem como a data e o horário.

As seguintes funções estão disponíveis no processo de entrada de mercadorias para recebimentos:

  • Ordem de transferência para recebimento

Assim como a entrega de mercadorias, o recebimento é uma solicitação para entrada em depósito.

É possível criar uma ordem de transferência para entrada em depósito tendo como base um recebimento.

  • Informações sobre o lote

A partição de lote, que já é possível para a entrega de mercadorias, também está disponível para recebimentos, pois os lotes com freqüência são identificados pela primeira vez no recebimento.

  • Administração de estoques de materiais de embalagem
  • Entrada de mercadorias para recebimentos
  • Definição da confirmação da ordem para recebimentos

Essa chave é utilizada para definir as opções, de forma que o planejamento de recebimentos seja criado automaticamente por meio de um processamento coletivo.

  • Monitor de recebimento
  • Determinação do departamento de entrada de mercadorias
  • Log de dados incompletos
  • Documentos de modificação
  • Fluxo de documentos para recebimento

É necessário ter cuidado para não confundir o processo de entrada de mercadorias para recebimento (por exemplo, transação VL32N) com as funções já conhecidas, como entrada de mercadorias (lançamento) para pedidos desconhecidos (transação MBOA/MIGO), ou cancelamento da entrada de mercadorias (transação VL09 em oposição a MBST/MB0A). As tarefas devem ser organizadas de modo que o lançamento da entrada de mercadorias só seja executado usando uma das duas formas descritas.

Processo

O processo de recebimento se inicia quando as mercadorias são carregadas no local de expedição do fornecedor e termina quando o recebedor das mercadorias cria um lançamento de aquisição para essas mercadorias.

  1. Criar um pedido ou de um programa de remessas.
  2. O sistema determina um departamento de entrada de mercadorias.
  3. O sistema automaticamente cria um recebimento quando o aviso de entrega é recebido via EDI (Electronic Data Interchange).
  4. O recebimento também pode ser criado manualmente caso o EDI não seja utilizado para comunicação com o fornecedor.

  5. Reembalar as mercadorias, se necessário.
  6. Armazenar as mercadorias por meio da criação de uma ordem de transferência no depósito.
  7. Lançar a entrada de mercadorias.