Select language:

 Alocação direta de atividade 

Utilização

A alocação direta de atividade envolve a medição, o registro e a alocação de serviços executados. Para realizar este procedimento, deve-se criar as bases de referência (mensuráveis) relevantes (bases de alocação que podem ser utilizadas como geradores de custo) Na Contabilidade de centros de custo elas são conhecidas como

tipos de atividade. A alocação de atividades ocorre, por exemplo, quando transações comerciais são confirmadas ou quando volumes de atividades são transferidas a contas. O sistema multiplica a atividade produzida pelo preço do tipo de atividade.

Para realizar este procedimento, para os

centros de custo ou processos empresariais envolvidos, deve-se planejar os tipos de atividade, utilizando preços ajustados manualmente ou o cálculo de preço de iteração subseqüente (vide também : Determinação de tarifa planejada).

Se o receptor da alocação da atividade não for um objeto de custo (como centro de custo, processo empresarial ou ordem interna,), aplica-se o seguinte: Se nenhum preço foi definido manualmente, o preço planejado será usado. Se o cálculo de preço de iteração não foi executado, então utiliza-se o preço ajustado manualmente para o tipo de atividade, para a alocação direta de atividade (o preço na versão planejada/real (000).

Se o receptor da alocação da atividade for um objeto de custo (por exemplo, uma ordem de produção ou um coletor de custos do produto), então o preço usado para avaliação é determinado de acordo com a variante de avaliação (que está ligada ao objeto de custo para o cálculo simultâneo, através da variante de cálculo). Se o objeto de custo do receptor não estiver ligado a uma variante de cálculo para o cálculo simultâneo, então utiliza-se a tarifa planejada para o período de avaliação.

 

O centro de custo de serviço "Plumbers" (4110) realiza durante uma hora o tipo de atividade "Reparações" para o centro de custo de produção HFI (4210). A tarifa planejada para o tipo de atividade de reparação é de 35 dólares por hora. Na alocação indireta de atividade, este preço é avaliado de acordo com o que se segue:

1 hora x 35 dólares/h = 35 dólares

O centro de custo "Plumbers" é creditado com este montante e o centro de custo de produção HI é debitado de acordo.

A alocação direta de atividade é mais freqüentemente utilizada com os métodos de controlling de custo a seguir:

  • Cálculo standard
    • Custo planejado estático
    • Custo planejado flexível
  • Custeio baseado na atividade
  • Cálculo direto

Se a alocação de atividade interna for implementada com a pré-distribuição de custos fixos (vide

Pré-distribuição de custos fixos), o remetente estiver envolvido na pré-distribuição de tais custos, e o receptor estiver sob a alocação de atividade interna, o sistema disponibiliza os custos globais ou somente os custos variáveis.
  • Se os emissores e os receptores participarem da pré-distribuição de custos fixos e os custos reais forem lançados ao receptor, o sistema aloca apenas custos variáveis durante a alocação interna de atividade. A quota fixa é ignorada.
  • Se o emissor participar da pré-distribuição de custos fixos, mas o receptor (para o qual devem ser lançados custos reais) não, o sistema aloca custos fixos e variáveis.
  • Se os receptores adicionais, que estão participando da pré-distribuição de custos fixos, recebem a transferência estatisticamente, o sistema disponibiliza somente os custos variáveis para estes receptores.

Se receptores adicionais que não estejam participando da pré-distribuição de custos fixos forem lançados estatisticamente, o sistema aloca os custos fixos e variáveis a esses receptores.

O sistema sempre exibe o fluxo de valores reais na interface do usuário para alocação interna de atividade.

Se o trabalho é feito com

preços internos (fluxos de valores múltiplos), as alocações de atividade interna são realizadas na avaliação principal. O preço planejado utilizado para a alocação aplica-se, então, a todas as avaliações.

Para obter mais informações sobre preços internos, consultar a biblioteca da SAP sob o tópico EC Controlling empresarial

® Contabilidade de centro de lucro ® Preços internos (vide: Avaliações múltiplas/Preços internos) e Avaliações múltiplas em Controlling de custos indiretos.

Pode-se utilizar o componente de Internet Alocações de atividade interna na Intranet para entrar as alocações diretas de atividade na Internet. Para obter mais informações, consultar:

Componentes de aplicação de Internet R/3

Alocações de atividade interna na Intranet (CO-OM-CCA)

Listas de preços internas na Intranet (CO-OM-CCA)

Atividade

  • Para entrar as alocações diretas de atividade, a partir do menu de área do componente de aplicação, selecione Lançamentos reais
  • ® Índices estatísticos ® Entrar
    • Para entrar as alocações diretas de atividade, a partir do menu de área do componente de aplicação, selecione Lançamentos reais
    ® Índices estatísticos ® Entrar
    • Para entrar as alocações diretas de atividade, a partir do menu de área do componente de aplicação, selecione Lançamentos reais
    ® Alocação de atividade ® Reverter.

    Vide também:

    Entrar lançamentos reais manuais

    Exibir lançamentos reais manuais

    Reverter lançamentos reais manuais

    Receptores de lançamentos reais manuais