Tipos de garantia

Antes de criar uma garantia, o usuário deve determinar como ela vai ser utilizada. Para isto, é necessário utilizar um tipo de garantia.

Tipos de garantia

O tipo de garantia especifica que espécie de garantia está envolvida, ou seja, como ela é utilizada. O tipo de garantia é atribuído a uma categoria de garantia interna, a qual indica se a sociedade do usuário do sistema é a avalizada ou a avalista.

No sistema R/3, os seguintes tipos de garantia podem ser diferenciados a partir da perspectiva do usuário do sistema:

 

Tipo de garantia

Categoria de garantia

Garantia do fabricante

Avalizado (entrada)

Garantia do fornecedor

Avalizado (entrada)

Garantia do cliente

Avalista (saída)

 

Uma série de entradas na tabela standard é fornecida no sistema R/3. No momento da configuração do sistema, o administrador de sistema pode definir os diferentes tipos de garantias, requeridos pela sociedade do usuário e atribuir cada tipo a uma das duas categorias de garantia disponíveis (entrada/saída), através da função Customizing. Quando o usuário, como um usuário do sistema, cria um registro de garantia, é necessário marcar um tipo de garantia existente para isto.

Categorias de garantia

Cada tipo de garantia é atribuído internamente a uma categoria de garantia. As garantias no sistema R/3 se encaixam em duas categorias internas, as quais definem a perspectiva do usuário quanto à garantia. As categorias de garantia são predefinidas no sistema e não podem ser modificadas. A categoria de garantia possui as duas características a seguir:

A garantia vem de fora da sociedade (por exemplo, de um fornecedor ou um fabricante). Ela é definida a partir da perspectiva do avalizado.

A garantia vem da própria sociedade do usuário e destina-se a um cliente. Ela é definida a partir da perspectiva do avalista.

A categoria de garantia é definida internamente no sistema R/3 e não pode ser modificada em uma base específica da sociedade.

Um fornecedor de máquinas fotocopiadoras vende uma máquina para o usuário (usuário do sistema). O fornecedor concede ao usuário uma garantia para a máquina. Essa garantia é indicada no sistema como uma garantia de entrada sob a categoria de garantia Garantia. (O tipo de garantia neste caso é garantia do fornecedor).

O usuário (usuário do sistema), então, vende ou aluga a máquina para um cliente e fornece a ele uma garantia da máquina. Essa garantia é indicada no sistema como uma garantia de saída sob a categoria de garantia Fiador. (O tipo de garantia neste caso é garantia do cliente).

Objeto da garantia

É possível também distinguir entre diferentes objetos de garantia. Uma garantia para um objeto técnico geralmente é emitida para cobrir um aparelho ou um conjunto. Esse pode ser um objeto interno ou um equipamento do cliente.

Em Customizing para Manutenção, para cada nota e tipo de ordem em Info objeto, é possível definir para que o sistema execute uma verificação de garantia assim que um objeto de referência, para o qual existe uma garantia, for entrado ou modificado durante a criação da nota de serviço e da ordem de serviço. Uma caixa de diálogo e uma mensagem referente à verificação de garantia, são automaticamente exibidas para o objeto correspondente.