Criação operações do Razão Especial pelo usuário

Se o usuário necessitar de operações do Razão Especial próprias, ele deve utilizar um novo código de Razão Especial. Para isso, o usuário especifica o tipo de conta a qual o código de Razão Especial deve ser aplicado. Além disso, o sistema especifica as chaves de lançamento permitidas. As chaves de lançamento são definidas em standard para lançamentos de entradas e saídas no débito e no crédito.

Antes de entrar com uma nova operação do Razão Especial, o usuário deve especificar como ela é lançada. De forma correspondente, o usuário deve executar os seguintes preparativos para o lançamento do movimento:

Propriedades das operações do Razão Especial

O usuário define as propriedades de cada código do Razão especial. Ele define essas especificações separadamente para cada operação do Razão Especial, para procedimentos de entrada e saída.

As propriedades das operações do Razão Especial são:


O usuário pode especificar que uma operação do Razão Especial não atualiza saldos de contas. Esse é o caso das solicitações de adiantamento e das solicitações de pagamento de letras de câmbio em standard, por exemplo. Os dois movimentos são mantidos no sistema simplesmente como partidas-memo.


As operações do Razão Especial podem ser incluídas nas verificações de limites de crédito de cliente. Partidas-memo não são geralmente consideradas para a verificação do limite de crédito. O usuário pode marcar, de forma correspondente, todas as outras operações do Razão Especial.


O usuário pode especificar que, ao lançar em uma conta de fornecedor ou cliente, seja emitida uma mensagem na operação do Razão Especial. Por exemplo, é uma boa idéia para quando do lançamento de uma fatura de fornecedor em que o usuário sabe que já foi feito um adiantamento. Em standard, portanto, essa opção está ativa para adiantamentos prestados.


Para partidas-memo, o usuário pode definir os códigos de Razão Especial que são permitidos durante a entrada do documento. O código teórico do Razão Especial é utilizado em standard para solicitações de adiantamento.

Diferenciação operacional de movimentos

Além das propriedades acima mencionadas, o usuário também pode especificar para cada operação do Razão Especial, se ela é uma letra de câmbio, um adiantamento ou outro movimento. Essa especificação é referenciada no sistema como o tipo de operação do Razão Especial.

Essa informação é gravada na partida individual. Ela é requerida para distinguir adiantamentos e letras de câmbio de outros movimentos.

Chaves de lançamento para operações do Razão Especial

Se o usuário precisa de chaves de lançamento além daquelas já definidas para operações do Razão Especial, deve definir estas chaves. O usuário indica essas chaves de lançamento através da marcação do campo Razão especial. Estas chaves de lançamento são, então, utilizadas apenas para operações do Razão Especial.

As chaves de lançamento disponíveis são exibidas quando o usuário especifica as propriedades de uma operação do Razão Especial.